terça-feira, 9 de novembro de 2010

CONHECENDO O PILATES



INTRODUÇÃO


Modas relacionadas a saúde e aos exercícios físicos se desenvolvem e são abandonadas rapidamente. No entanto, alguns dos métodos de exercício sobrevivem ao teste do tempo e conquistam adeptos leais. O pilates, sistema desenvolvido por Joseph Pilates por volta de 1920, vem ganhando terreno desde a década de 80. Mas o que é o pilates e por que ele é tão eficiente?
O pilates é um sistema de exercícios que envolve o corpo e a mente por meio de uma série de movimentos controlados. Esses movimentos controlados incorporam a idéia de tensão dinâmica, ou auto-resistência. Tensão dinâmica é uma expressão que descreve o ato de exercitar um músculo contra outro.
 Joseph Pilates queria desenvolver a flexibilidade e a força dos praticantes de seu método, mas compreendeu também que a saúde do corpo e da mente eram interdependentes. Hoje, os métodos que ele desenvolveu suplantaram os exercícios tradicionais com pesos, como forma de desenvolver a musculatura e aumentar a força.

Praticando o Pilates

Os exercícios do método pilates têm por objetivo aumentar a força e a flexibilidade e promover o controle da mente e do corpo. A tensão dinâmica ajuda a reforçar os músculos, enquanto o alongamento cria flexibilidade. O pilates cria verdadeira flexibilidade - uma liberdade de movimento propiciada sem distorcer ou manipular o corpo.
Todos os movimentos do pilates devem ser realizados com completa concentração. O praticante do método deve se concentrar sempre na posição correta do corpo e prestar atenção às sensações que seu corpo está registrando. Esse controle ajuda a prevenir lesões e reforça a eficiência dos exercícios, garantindo que nenhum músculo seja excluído ou ignorado. Os movimentos do Pilates também devem ser realizados de maneira rítmica de forma a envolver todos os músculos que devem ser acionados.


fonte: HowStuffWorks Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário