O que são as famosas câimbras?
As câimbras são conhecidas como a contração súbita, involuntária e dolorosa de um músculo esquelético, manifestada pelo endurecimento visível e palpável deste.Sua duração pode variar desde alguns segundos até poucos minutos.
Os fatores causadores para o surgimento das câimbras ainda consistem em um assunto muito controverso. Apesar disso, a literatura científica aponta que temos muitas teorias que podem explicar o motivo das câimbras.
O que faz a gente ter mais ou menos câimbra?
A teoria metabólica explica que as câimbras musculares ocorrem quando o músculo encontra-se “intoxicado” por metabólitos produzidos pelo nosso organismo, geralmente durante a atividade física (pois é aumentada a produção destas substâncias no processo de obtenção de energia muscular), tais como o ácido láctico e a amônia, que em excesso são tóxicos para o músculo.
Outra teoria é a da desidratação, pois o desequilíbrio dos fluídos corporais (geralmente aumentado na atividade física devido ao suor) podem interferir no mecanismo de contratilidade do músculo, provocando sua contração súbita. Associo a importância da água em nosso organismo com a condução elétrica: Assim como a água é necessária para a condução elétrica, ela também é necessária para que ocorram as reações químicas e transportes dentro do nosso organismo (como por exemplo produção de energia, contrações musculares, produção de enzimas, formação de células, síntese de proteínas, transporte de nutrientes, absorção de nutrientes, transmissões nervosas, eliminação de toxinas, vascularização sanguínea, entre muitos outros).
A teoria do desequilíbrio eletrolítico mostra que a deficiência de alguns minerais (sódio, potássio, magnésio e cálcio) dentro do nosso organismo ou a diferença de concentração de alguns deles dentro e/ou fora da célula muscular pode levar às câimbras. Mesmo porque, muitos desses nutrientes são matérias-prima na realização da contração/relaxamento muscular.
A teoria ambiental sugere que as modificações extremas no ambiente externo ao organismo podem causar as câimbras. Osextremos de temperatura são os principais e mais comuns de ocorrer. Quanto mais elevada a temperatura corporal, mais intensamente ocorrem as reações químicas em nosso organismo podendo gerar contrações musculares tão intensas que se tornariam involuntárias (câimbras). Já em caso de temperaturas muito frias ocorre a contração dos vasos sanguíneos, gerando um prejuízo no fluxo sanguíneo (oxigênio e nutrientes) para os músculos gerando também as câimbras.
Como prevenir ou tratá-las?
Levando todas essas teorias em consideração, podemos verificar que não tem como restringir a causa da câimbra a um único e real motivo e também que nem todo mundo vai ter câimbras pelos mesmos motivos, não sendo possível fazer um único tipo de recomendação. Cada pessoa tem sua individualidade (que é constituída pela sua composição corporal, seu funcionamento e seus hábitos alimentares), por isso cabe a cada um perceber quais podem ser os fatores que podem estar gerando suas câimbras, de acordo com aquilo mais se aplicar a sua realidade e seguir as recomendações que forem necessárias.
Recomendações alimentares:
- Manter uma hidratação adequada. Isto não se aplica apenas à quantidade de água ingerida por dia, mas também à freqüência da ingestão. Não adianta tomar grandes volumes de uma só vez, o ideal seria tomar pequenos volumes de água várias vezes ao dia e antes e durante o exercício físico tomar por volta de 150 ml a cada 15 minutos. Tendo uma boa hidratação não se garante apenas o equilíbrio dos fluídos corporais, mas também a regulação da temperatura corporal.
- O aporte adequado ou a reposição dos minerais também é fundamental.
Sugestão: Frutas (ao longo do dia e antes do exercício físico) e vegetais crus, sucos de frutas (principalmente após o exercício físico, para reposição), água de coco, vitaminas de banana ou abacate vão ajudar na reposição principalmente do sódio e do potássio; Os cereais integrais, o gergelim, as sementes do melão (para bater em sucos de frutas, por exemplo) e os vegetais verdes escuros (couve e brócolis, por exemplo) vão garantir o aporte adequado de cálcio e magnésio.
Para isso é importante consumir:
- No mínimo de 3 a 6 porções de frutas por dia;
- No mínimo de 1 porção de vegetais verdes escuros por dia (pode ser batido em um suco);
- No mínimo de 3 porções de cereais integrais por dia.
“Alimente-se bem e tenha saúde!”
Paula Leme - Nutricionista
Nenhum comentário:
Postar um comentário