terça-feira, 3 de maio de 2011

Imunidade: quais alimentos melhoram e pioram o sistema imunológico?

A defesa sempre é o melhor ataque. Se você fica doente com muita facilidade, CUIDADO! As chances de sua imunidade estarbaixa são grandes. Gripes frequentes, resfriados, infecções parasitárias recorrentes e pequenas infecções que se tornam mais sérias não são algo normal, não: são sintomas de um sistema imunológico fraco. Os sintomas mais graves podem ser febre,calafriosnáuseasvômitodiarreia e cansaço.
A alimentação desempenha papel muito importante na imunidade, pois as reações do sistema imunológico também necessitam de energia e de vários nutrientes para a formação de células e outras substâncias envolvidas no nosso sistema de defesa.
Estamos no outono, e o inverno em breve baterá à porta. O inverno é a estação do ano em que ficamos mais suscetíveis ainfecções respiratórias. Esse é um bom motivo para aprendermos um pouco mais sobre os alimentos para fortalecer mais os soldados do seu sistema imunológico.


O QUE PODE BAIXAR SUA IMUNIDADE?

Açúcar
  • Dietas ricas em açúcares, principalmente o refinado, pois interferem na capacidade das células brancas do sangue (defesa) de destruir as bactérias;



  • Álcool
  • O consumo de álcool interfere em várias respostas imunológicas, sendo que isso pode estar ligado a certas infecções e até algumas formas de câncer;



  • Gordura
  • O consumo de gorduras em excesso reduz a atividade das células protetoras e prejudica a resposta imunológica. Mas alguns tipos de gorduras são benéficos, como é o exemplo do azeite de oliva;



  • mulher-na-balanca
  • Magreza (baixo peso) e obesidade (excesso de peso) estão associadas a um sistema imunológico debilitado. A obesidade aumenta o risco de infecções. Dietas restritas em calorias enfraquecem nossas defesas;



  • mulher-fazendo-abdominal-intenso
  • Exercícios físicos regulares fortalecem o sistema imunológico, aumentando a atividade das células protetoras. Entretanto,exercícios muito intensos e prolongados podem em curto prazo aumentar o risco de infecções;



  • homem-estressado
  • estresse pode debilitar nossas defesas, aumentando as chances de infecções. Controlar o estresse é fundamental.




  • ALIMENTOS QUE TURBINAM A SUA IMUNIDADE

    Vitamina C
    Vitamina C

    Aumenta a produção das células de defesa, que têm efeito direto sobre as bactérias e vírus, aumentando assim a sua resistência a infecções.
    Goiaba, pitanga, agrião, caju, espinafre, fruta-do-conde, melão, frutas cítricas (kiwi, limão, acerola, bergamota, laranja, abacaxi), couve, brócolis, tomate, pimentão amarelo. Condimentos: açafrão, coentro, cravo-da-índia, gengibre, páprica, salsa e tomilho.

    Vitamina E
    Vitamina E

    Atua em conjunto com as vitaminas A e C e com o mineral selênio, agindo como antioxidante (o que retarda o envelhecimento).
    Germe de trigo, óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, abacate, gema de ovo, vegetais folhosos (rúcula, couve, folha de brócolis, folhas de beterraba), cenoura e chuchu. Condimentos:açafrão, louro, manjericão, manjerona, orégano e pimenta.
    Vitamina A
    Vitamina A



    Tem ação anti-inflamatória.
    Cenoura, abóbora, fígado, espinafre cozido, melão, brócolis, mamão, manga, aspargo, pêssego, beterraba, alho, alho-poró, broto de bambu, lentilha, melancia, banana, caqui, gema de ovo, damasco, cereja. Condimentos:alecrim, chili, coentro, cravo-da-índia, louro, manjericão, manjerona, pimenta e sálvia.
    Vitamina B6
    Vitamina B6

    Aumenta a imunidade geral do organismo. Tem ação protetora contra o câncer e ajuda a controlar alguns tipos de diabetes.
    Levedo de cerveja, lentilha, arroz integral, semente de girassol, soja, germe de trigo, banana, cenoura, abacate, melão, vísceras, peixe, frango, gema de ovo, nozes.Condimentosalho, cebola, chili, coentro, estragão, gengibre, manjericão, manjerona, orégano, páprica, pimenta e sálvia.
    Selênio
    Selênio (Se)

    Antioxidante, imunoestimulante, desintoxicante e anti-inflamatório.
    Frutos do mar, vísceras, alho, cebola, milho, cereais integrais (aveia, quinoa), cogumelo, levedo de cerveja, castanha-do-pará, ovos caipiras. Condimentos: alho, coentro, gengibre e salsa.
    Zinco
    Zinco (Zn)

    Atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos.
    Aveia, ostra, leite, gema, frutos do mar, espinafre, semente de girassol, cogumelo. Condimentos: cominho, gengibre, manjericão e papoula.

    Se você pensa que garantir o bom funcionamento do sistema imunológico é complicado, se engana. É muito mais fácil do que se imagina. Basta uma alimentação balanceada, já que os alimentos contêm substâncias bioativas que podem estimular o sistema imunológico, aumentando a resistência às bactérias e aos vírus.

    Inclua os alimentos sugeridos na tabela e mantenha uma alimentação variada. Outra boa sugestão é um prato bem colorido; quanto mais colorido, maior é a diversidade de vitaminas e minerais. E não utilize essas informações só no inverno ou quando estiver doente; mantenha os seus soldados da linha de frente sempre turbinados. E não se esqueça: A DEFESA É SEMPRE O MELHOR ATAQUE!



    FONTES:
    Yoshida SH, Keen CL, Ansari AA, Gershwin ME. Nutrição e Sistema Imunológico. In: Shils ME et al. Tratado de nutrição moderna na saúde e na doença. 9ª edição, Editora Manole, Barueri, 2003.
    Nutrição e sistema imunológico - artigo escrito por Andreia Sena Silva dos Santos, acadêmica da FSP/USP e estagiária da Nutrociência.
    Sesc-Saúde RS: www.sesc-rs.com.br


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário