O joelho das mulheres sofre com o uso de saltos altos
Ele é adorado pelas mulheres e algumas delas simplesmente não o dispensam, mas a maioria dos médicos e pesquisadores é unânime em condená-lo como um vilão à saúde dos joelhos. O salto alto causa polêmica e é freqüentemente apontado como causador de lesões no joelho, tendinite e artrite (a inflamação das articulações), entre outros. Salto do tipo agulha, bico fino, escarpin... A lista de calçados que podem trazer problemas para a saúde feminina é grande e mostra que a vaidade pode custar caro. Os principais sintomas da má escolha do calçado incluem dores, torções e fraturas, além de outros males menores como calosidades e deformidades nos dedos. “Estruturalmente, os joelhos de homens e mulheres não apresentam diferenças”, explica o médico ortopedista e cirurgião de joelho Ari Zekcer. Mas, no caso delas, os problemas nos pés são quatro vezes mais freqüentes e a incidência de artrite, duas vezes mais comum a partir dos 65 anos de idade. Além disso, estima-se que mais de 3% da população mundial com idade acima de 55 anos sofra de dores fortes em conseqüência de artrite no joelho. Segundo o médico, as mulheres já têm uma tendência natural a ter joelhos valgos (voltados para dentro, em forma de “x”), o que contribui para a inclinação da patela, um pequeno osso em forma de pirâmide que se articula com o fêmur e protege a articulação do joelho. "Associado ao uso de saltos altos, isso favorece o desgaste da patela”, afirma o dr. Zekcer. Os saltos altos e finos são ainda piores, já que a mulher tem de andar com os joelhos flexionados e se equilibrando, o que exige mais esforço tanto da patela como do fêmur. “Entre os melhores recursos para a prevenção está optar pelos calçados do tipo anabela, que são mais baixos (com cerca de 4 centímetros). O resultado estético pode não ser o mesmo, mas, em termos de saúde e bem estar, essa mudança vale a pena”, sugere o médico. “Outra boa prática é alongar periodicamente os músculos da coxa e da panturrilha”, considera. De modo geral, é possível dizer que, quanto mais altos e finos forem os saltos, mais danos eles causarão à saúde. “Como não existe sapato ideal, uma boa saída é optar pelas plataformas. Elas são mais uniformes e por isso distribuem melhor o peso do corpo”, sugere o dr. Zekcer, que dá também outras dicas para as mulheres na hora de comprar um novo par: Ande com o calçado na loja para verificar se oferece bom equilíbrio. Priorize o conforto que o modelo propicia, e não sua aparência. Opte por modelos com o solado macio. Sapatos com saltos e bicos quadrados proporcionam mais estabilidade e conforto. Guarde os saltos agulha e escarpins para ocasiões especiais. Eles não proporcionam boa estabilidade e facilitam as torções de joelho ou tornozelo.
Fonte:http://www.atmosferafeminina.com.br/internas/interna_1830.aspx?page=destaques/home.ascx?destaque_id=23
Prezados (as) boa noite,
ResponderExcluirmeu nome é Luna Petermann, sou diretora do Portal da Fisioterapia (www.portaldafisioterapia.com.br), estou acompanhando diariamente em nosso painel de controle um acesso muito grande vindo do blog de vocês e constatei muitas, diversas cópias de imagens e artigos que estão sendo retirados de nosso Portal sem citarem a nossa fonte !
Tal fato me chamou atenção pois as cópias estão abusivas e em nenhuma delas vocês citam o Portal da Fisioterapia como fonte, quero esclarecer que a internet é livre para todos,portanto nossos artigos e imagens são liberados para cópia desde que citem o PORTAL DA FISIOTERAPIA como fonte de captação do material.
Estamos a 6 anos no ar e hoje formamos a maior comunidade de fisioterapeutas na internet, ficamos honrados de tê-los como usuários, mas é preciso ter respeito com o material alheio, se vocês observarem em todos os nossos 2.000 artigos postados TODOS sem exceção tem a fonte citada.
Sendo assim, peço-lhes o favor de citarem o PORTAL DA FISIOTERAPIA (www.portaldafisioterapia.com.br) em todo o material que já está no blog de vocês que pertence ao Portal da Fisioterapia,assim como nos proximos que forem postados.
Obrigada,
att,
Luna Petermann
(Diretora do Portal da Fisioterapia)
www.portaldafisioterapia.com.br